ESTUDOS EM ANDAMENTO PARA POSSÍVEL TRATAMENTO
HEPARINA - covid está sendo considerada doença trombótica (link). O anticoagulante heparina, além de prevenir coagulação de forma geral, também demonstrou, por surpresa, 70% de inibição da entrada do coronavírus in vitro (link)
IVERMECTINA - fármaco usado para tratar parasitas como piolhos, sarna e lombriga está mostrando alguns efeitos interessantes contra coronavírus, tais como:
1.grande redução da carga viral in vitro (link)
2.estudos clínicos mostraram redução de mortalidade dos pacientes com respiração mecânica de 21% para 7% (link)
Porém, segundo a Pan American Health Association, os estudos carecem de dados robustos (link)
CLOROQUINA E HIDROXICLOROQUINA - alvo de intenso debate, ainda não há prova definitiva da eficácia do uso destas duas medicações contra Covid-19. Apesar de resultados promissores in vitro (link), resultados clínicos conflitantes foram observados.
Sabe-se que este (CQ e HQ) é um medicamento usado para tratar artrite reumatóide e malária, porém apresenta graves efeitos colaterais, de arritmia cardíaca a depressão.
DADOS PROMISSORES DE CLOROQUINA OU HIDROXICLOROQUINA
Shanghai, China -
Shanghai, China -
Wuhan University -
Marseille, França -
DADOS CONTRA USO DE CLOROQUINA OU HIDROXICLOROQUINA
A lista é grande. Seguem alguns links.
Review de abril detalha problemas no desenho dos experimentos a favor do uso (link)
NYU e Hospital de Milão - Tratar com Hidroxicloroquina + Azitromicina é pior do que não tratar e aumenta riscos de problemas cardíacos (link)
Columbia University, NY - não observaram correlação entre entre pacientes tratados com hidroxicloroquina e sem tratar, referente ao número de mortes (link)
Cleaveland Clinic Abu Dhabi - Pacientes tratados com hidroxicloroquina tiveram mais dificuldades em eliminar o vírus do corpo (link)
Cedars Sinai Los Angeles - pacientes tratados apresentam maiores riscos de problemas cardíacos (link)
REMDESVIR -
Reduziu tempo médio de internação dos pacientes com Covid de 15 para 11 dias (link).
Porém, dados não são robustos.
LOPINAVIR + RITONAVIR -
Testes in vitro demonstraram inibição destes dois medicamentos contra SARS-CoV1 em 2014 (link).
Estes resultados levaram a estudos clínicos para tratar Covid-19. Porém, estes falharam em demonstrar efeito de inibição do SARS-CoV2 (link e link)
UMIFENOVIR -
NAFAMOSTAT E CAMAFOSTAT
Inibidores de protease, com uso aprovado para tratamento de pancreatite, mostrou eficácia na inibição da entrada do coronavírus nas células (in vitro)(link)
Ensaios clínicos em fase 2 e 3 estão rodando nos EUA e Japão.
PLASMA CONVALESCENTE -
ANÁLOGO DE RIBONUCLEOSÍDEO -
ANTICORPO MONOCLONAL
Em 2019, 11 dos 25 medicamentos com mais alto valor de vendas foram anticorpos monoclonais (mAb) (link), o que delineia sua eficácia (mas também seu alto preço). Apesar de estes mAb terem sido majoritariamente para tratamento de doenças como artrite e câncer, há diversos relatos do uso de mAb para imunização passiva contra doenças infecciosas (review aqui: link).
Alguns casos de mAb em desenvolvimento contra Covid-19:
IL-6
Para previnir tempestade de citocina, há diversos mAb sendo testados, incluindo o Kevzara (Sarilumab) (link) e o tocilizumab (link).
Base racional: IL-6 está associada à tempestade de citocina e altos níveis de IL-6 tem uma alta correlação com necessidade de ventilação mecânica (link)
anti-SPIKE
FAVIPIRAVIR -
LOPINAVIR + RITONAVIR + RIBAVIRIN + INTERFERON-1-B -
NOVAFERON -
BALOXAVIR MARBOXIL -
a-LIPOIC ACID -
Comments